PREVIEW – 1ST ROUND – BRUINS VS SENATORS



Finalmente!

Após 82 jogos na temporada, além dos 2 anos sem classificar-se, os Bruins estão de volta aos playoffs da Stanley Cup.

A temporada dos Bruins

Repleta de altos e baixos, a temporada dos Bruins por alguns momentos parecia além e por outros aquém do que se esperava. No começo, muitas chances eram criadas, a defesa estava em um nível acima do que qualquer um imaginaria, mas o ataque encontrava dificuldades em pontuar, resultando em várias derrotas “sem merecer” e goleiros adversários sendo consagrados.

Essa inconsistência, aliada ao medo de ficar de fora dos playoffs pela terceira temporada consecutiva, aumentaram a pressão ao lendário técnico Claude Julien, maior vencedor da história da franquia, que não aguentou e foi dispensado no início de fevereiro.

Sob a tutela do técnico “interino” Bruce Cassidy, os Bruins venceram 8 dos 10 primeiros jogos após a demissão de Julien e ali iniciaram uma arrancada rumo aos playoffs, inclusive fazendo uma aquisição para o ataque no final da janela de trocas, o FW Drew Stafford. 

Com isso, os Bruins finalizaram a temporada no 3º lugar da divisão, com 44 vitórias, 31 derrotas comuns e 7 derrotas na prorrogação, totalizando 95 pontos, e vão enfrentar o Ottawa Senators na primeira rodada dos playoffs.

O confronto através dos números



Nos confrontos diretos na temporada regular, os Bruins sofreram uma varrida, perdendo por 3-1, 4-2, 3-2 e mais recentemente, no dia 07/04, por 2-1. Marcando 5 gols através de Power Plays e só um em situações de 5 vs 5.

O que esperar no confronto

O time dos Senators, como os números supracitados indicam, não jogam bonito, não têm um hóquei vistoso, mas são um time bastante eficiente. Eles jogam duro, jogam feio, mas jogam para ganhar.

É de se esperar uma série com poucos gols, jogos mais físicos, com os Senators dificultando ao máximo o jogo mais técnico dos Bruins.

A equipe de Ottawa tem por característica congestionar a zona neutra (aquela entre as linhas azuis), prejudicando a transição do adversário ao ataque. Por conta disso, a ausência de Torey Krug é gigante para os Bruins.

Krug é um dos melhores two-way defensemen da liga, que nada mais é do que um defensor com grande poderio ofensivo, que contribui bastante na criação das jogadas e na movimentação do puck durante seu tempo no gelo. 

A boa notícia é que os substitutos de Krug e Carlo são o jovem Charlie McAvoy e o veterano John-Michael Liles, canhotos com características ofensivas, que podem suprir a ausência de Krug na zona ofensiva e na transição contra a forte marcação dos Senators. Vencer ali será valioso para os Bruins!


Pontos chaves para a vitória
  •        Marcar primeiro

Parece óbvio e, lógico, todos querem fazer isso. Mas no caso dos Bruins, é importantíssimo sair na frente do placar. Pelas características de dificultar o jogo que o time de Ottawa tem, anotar o primeiro gol e fazer com que eles saiam mais para o jogo é chave para os Bruins.

Sob comando de Bruce Cassidy, os Bruins tiveram por característica sair na frente, ficando muito pouco tempo atrás do placar. Essa característica tem que se manter nos playoffs para facilitar bastante as coisas para a equipe bostoniana.

  •         Special Teams

Com o melhor Penalty Kill da liga e o 7º melhor Power Play, os Bruins precisam manter esse alto nível nos special teams para superar o jogo duro de Ottawa.

Na temporada regular, 5 dos 6 gols feitos pelos Bruins contra os Senators foram através de Power Plays .

  • Neutralizar Erik Karlsson

Voltando de lesão, o defenseman de Ottawa é importantíssimo para a equipe não só defendendo, mas também dando dinamismo ofensivo, já que é um dos melhores two-way defensemen da liga.

  • Batalha dos faceoffs

A batalha dos faceoffs será essencial. Patrice Bergeron é uma aberração da natureza nesse quesito e ele precisa continuar assim para colocar os Bruins melhor posição de vitória na série.

  • Tuukka Rask

Depois de duras críticas após boas partidas do terrível backup Anton Khudobin, Tuukka Rask mostrou o motivo de ter sido um all-star essa temporada e fechou o ano com algumas excelentes atuações. Além disso, Rask tem 8 shutouts na temporada, um número de elite.

  • A defesa

Como já citado, os Bruins estão sofrendo com lesões de 2 do top-4 de defesa (Brandon Carlo e Torey Krug) e precisaram apelar para o veterano John Michael-Liles e para o top prospect, draftado no 1st round desse ano, Charlie McAvoy.

Eles precisam pelo menos aproximar-se do nível dos lesionados para que os Bruins não se compliquem. Além disso, as voltas de Krug e/ou Carlo não estão descartadas até o final da série, mas não conte com eles tão cedo!

  •  Primeiras linhas

As linhas Marchand-Bergeron-Backes e Stafford-Krejci-Pastrnak são essenciais para o sucesso dos Bruins em qualquer partida. Nos playoffs mais ainda.

Devido a alguns jovens e outros inconsistentes, a produção da 3ª linha dos Bruins é fraca, sendo muitas vezes ultrapassada pela 4ª, que, obviamente, não é nada demais. Isso torna o time bastante independente do seu top-6 ofensivo, que conta com jogadores de alto nível.

Quem deve desequilibrar a nosso favor

Brad Marchand



Cotado para o Hart Trophy, o LW dos Bruins deixou de ser apenas um “brigador” raçudo para tornar-se uma estrela na liga.

Em 80 jogos na temporada, o canhoto conseguiu 39 gols e 46 assistências, totalizando 85 pontos.

Sua produção é essencial para os Bruins em todos os sentidos: ataque, defesa e special teams.

O calendário da série

JOGO 1 – Quarta-feira, 12 de abril, 20:30 (Brasília): Canadian Tire Centre, Ottawa.

JOGO 2 – Sábado, 15 de abril, 16:00 (Brasília): Canadian Tire Centre, Ottawa.

JOGO 3 – Segunda-feira, 17 de abril, 20:00 (Brasília): TD Garden, Boston.

JOGO 4 – Quarta-feira, 19 de abril, 20:30 (Brasília): TD Garden, Boston.

JOGO 5 – Sexta-feira, 21 de abril, horário a definir: Canadian Tire Centre, Ottawa.*

JOGO 6 – Domingo, 23 de abril, horário a definir: TD Garden, Boston.*

JOGO 7 – Quarta-feira, 26 de abril, horário a definir: Canadian Tire Centre, Ottawa.*

*Serão disputados apenas se necessário.


LET’S GO BRUINS!
Compartilhar Google Plus

Autor Boston Sports Br

O Boston Sports Brasil é um blog brasileiro com notícias e análises dedicado aos times de Boston: Bruins, Celtics, Patriots, Red Sox e Revolution. Siga-nos no Twitter: @bostonsportsbr

Postagens Relacionadas

1 comentários :

Postagem mais antiga Página inicial